Ginástica Ocular |
Nesta página (ver secção Livros) encontrará o livro "Olhos sãos pela ginástica ocular", em português, da autoria de uma argentina chamada Ursula von Zehmen, que apresenta vários conselhos, métodos e exercícios naturais para corrigir praticamente todos os tipos de transtornos da visão.
Este livro baseia-se no método de educação da visão do Dr. Bates que restaura a visão, naturalmente, sem cirurgia, medicamentos ou lentes. As condições para as quais são normalmente prescritas lentes, tais como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e até presbitismo foram eliminadas usando este método, bem como condições como estrabismo e ambliopia. Condições mais sérias e doenças do olho como cataratas, glaucoma e degeneração macular também foram melhoradas ou curadas através deste método.
O livro original do Dr. Bates está também disponível nesta página, na secção Livros.
Por Cleide Cavalcante - Agência do Estado in Folha da Manhã
Portadores de miopias, astigmatismo, estrabismo e outras disfunções visuais - desde que não sejam problemas provocados por distúrbios orgânicos, como tumores, degenerescência da retina, do nervo óptico ou dos centros visuais do cérebro -, podem ficar livres do uso de óculos. Isso com uma técnica bastante simples, mas que exige muita disciplina e força de vontade. A afirmação é do quiropata Matheus de Souza, adepto e divulgador do Sistema Bates no Brasil.
Graduado pela University of Natural Healing Arts, de Denven, na Califórnia (EUA) e com especialização pela Indian Institute of Magnetotherapy, de Nova Délhi, na Índia, Souza afirma que o método consegue recuperar e manter a boa visão por boa parte da vida. "A técnica de Bates tem como objetivo principal restabelecer os hábitos normais da visão quando estes foram perdidos devido a um esforço excessivo ou a um estado de tensão", explica.
Souza diz ter conhecido o Sistema Bates na adolescência e, como não podia suportar a ideia de usar óculos, começou a praticar os exercícios desenvolvidos, no início deste século, pelo especialista americano William Horatio Bates. A publicação das teorias de Bates, que contradiziam o que a maior autoridade no assunto, Hermann Helmoltz (1821-1894), pregava na época, provocaram ampla polémica. "Entretanto, as pesquisas de Bates provaram que os músculos extrínsecos do olho são os meios de acomodação e que, sendo assim, os óculos não são auxiliares da visão, mas sim, prejudiciais, uma vez que, não removem a causa e podem agravar o distúrbio, pois permitem que a vista se adapte de modo artificial à sua deficiência", ressalta.
Portanto, frisa Souza, o uso dos óculos passa a ser nada mais do que muletas para o músculo cansado, uma vez que este não é accionado. "O resultado é que o músculo vai-se atrofiando cada vez mais com o passar dos anos", adverte.
O que Bates desenvolveu foi uma técnica que possibilita que a pessoa elimine hábitos incorretos de visão e resgate a visão perfeita. "Este sistema propõe um tratamento à base de exercícios para recuperar a musculatura dos olhos", informa Souza, autor do livro Como Enxergar Sem Óculos (Editora Ibraqui). Os exercícios podem ser praticados por pessoas de qualquer idade, e não há contra- indicações. "É uma técnica de grande utilidade pública. Trata-se de um processo tão simples, que qualquer um, independente do nível cultural, vai saber praticar. Claro, a orientação de um profissional ajuda bastante", salienta.
Segundo o especialista, este não é um método de consultório, pode-se fazer em casa mesmo. São dez exercícios, mas, de acordo com Souza, basta que a pessoa entenda como se dá o processo de visualizar (sobre o qual ele discorre no primeiro capítulo do livro) e faça, no mínimo, três exercícios diariamente.
O sucesso, ressalta, depende da determinação de cada um. "Quando eu o utilizei, fazia os exercícios duas, três vezes ao dia, pois era jovem e tinha muito tempo. Mas pode-se conseguir reduzir muitos graus de miopia, por exemplo, com um pouco de dedicação", ensina.
A idéia de Souza é fazer com que o Sistema Bates se torne popular "como era nas décadas de 50 e 60". "Hoje, na sociedade moderna, é difícil inserir na cabeça das pessoas o conceito de que cada um deve ser responsável por sua cura. É muito fácil ir a um oftalmologista, por exemplo, e fazer um óculos. Pronto, o 'problema' está resolvido. Esta postura, acredito, precisa mudar rapidamente", salienta.
topoPelo facto deste método ter tido sucesso com vários amigos e familiares (alguns apresentados à nesta página) e estar ainda muito pouco divulgado, decidi digitalizar o livro em português com um programa de reconhecimento de texto e colocá-lo na Internet, para que esteja - tal como o desejo manifestado pela própria autora - ao alcance de "todos os lares onde houver necessitados dos seus conselhos".
Alguns factores importantes para que este método funcione são a disciplina, a persistência e o "oportunismo" tal como referido na página 125 do livro "Olhos sãos pela ginástica ocular".
topoA resposta é simples. Existe um negócio que é uma autêntica mina de ouro: o negócio das lentes. Negócio este suportado por uma classe de médicos (oftalmologistas) cuja maioria não quer aceitar a realidade da eficácia deste método (há algumas raras excepções). Porquê?
Porque se este método for praticado regularmente você nunca mais precisará de lentes nem de consultas no oftalmologista!
A razão porque não se ouviu falar deste método (apesar de já existir há cerca de um século) é porque a sua eficácia tem sido escondida pelos interesses referidos atrás. Com a massificação da Internet esta tendência pode e deve ser invertida para o bem da saúde da humanidade.